Afeevas

ASSOCIAÇÃO DOS FABRICANTES DE EQUIPAMENTOS PARA CONTROLE DE EMISSÕES VEICULARES DA AMÉRICA DO SUL

INTRANET

ENERGIA QUE VEM DO VERDE

MPF se opõe a adiamento de prazo para que montadoras se adequem à nova fase L7 do PROCONVE

Manifesto sobre eventual autorização de produção de veículos da fase L6 do PROCONVE em 2022

OPERAÇÃO DA PRF FISCALIZA CRIMES AMBIENTAIS

2014 Começa Com Uma Nova Gasolina

Grupo de Manutenção Automotiva (GMA) vê com preocupação a descontinuidade do Programa de Inspeção Veicular na cidade de São Pa...

Estudo aponta que poluição mata mais que o trânsito em São Paulo

O PROCONVE em Perigo

Petrobras divulga Manual Técnico do Diesel S10

Importância da Inspeção Veicular

Propostas Factíveis de Trânsito e Transporte Mais Sustentáveis Marcam SIMEA 2012

Yara assina acordo para compra do negócio de fertilizantes da Bunge no Brasil

Solução para Controle da Emissão de Vapor de Combustível em Operações de Abastecimento

Petrobras divulga Manual Técnico do Diesel S-50

Convênio da Receita com o Inmetro intensifica o rigor contra importação irregular

Brasil deve começar a planejar Proconve P8

AEA discute emissão de álcool não queimado

Poluição do Ar por Ozônio Preocupa, Mas Tem Solução

ANP divulga relação de postos de combustíveis obrigados a vender o óleo diesel de baixo teor de enxofre, S50, a partir de 1º de janeiro...

Revista TranspoData esclarece dúvidas sobre as tecnologias EGR, SCR e ARLA 32

Inovação Tecnológica no Combate à Poluição

Estudo reafirma aquecimento global e tira munição de céticos

Esclarecimentos sobre o ARLA 32

Organização Mundial da Saúde Alerta para Riscos da Poluição do Ar

Cetesb quer inspeção veicular de carros e motos em 124 cidades de SP

Ruído Veicular e a Necessidade de um Controle Ambiental Eficaz

Cidades do ABC terão inspeção veicular

Catalisadores falsificados desafiam a lei

Novos Padrões de Qualidade do Ar Aprovados em 25/05/2011 pelo CONSEMA (Conselho Estadual do Meio Ambiente) para o Estado de São Paulo

Inspeção de veículos movidos a diesel evita 250 mortes por ano

Evento de Tecnologia da AFEEVAS

Ranking do consumo de combustível dos modelos 2011

Multa por falta de inspeção começa dia 06/12/2010 em São Paulo

Dicas para a Inspeção Veicular Ambiental, complementares à nossa cartilha

Inmetro e Ibama fecham acordo para uso do ARLA 32

Abrandamento da inspeção veicular prejudicaria a saúde da população

Nova Instrução Normativa nº 6 do IBAMA revisa e regulamenta vários requisitos técnicos para avaliação do estado de manutenç�...

Catalisador na reposição só com selo do Inmetro

Anfavea divulgará emissões de poluentes de carros

Carros a álcool podem poluir tanto quanto os movidos à gasolina

Carros terão de poluir menos a partir de 2014

AFEEVAS alerta: ao substituir o catalisador não caia na armadilha do preço

EVENTOS

4th Integer Emissions Summit - Brasil 2014

A 4ª Conferência de Emissões Integer Brasil acontecerá de 20 a 22 de maio de 2014, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, São Paulo, Brasil. Inscreva-se agora para aproveitar o desconto de US$400 pela reserva antecipada e como associado da AFEEVAS ainda economize 30% da inscrição.
 
A conferência e o fórum são um dos principais eventos independentes do setor que possibilitam examinar em profundidade a eficiente e rentável redução de emissões em todos os setores rodoviários e não rodoviários no Brasil.
 
A conferência reunirá mais de 250 participantes de toda a cadeia de fornecimento relacionada às emissões de diesel, para obtenção de informações vitais e participar de debates sobre as estratégias mais adequadas para atender as normas cada vez mais exigentes e as questões legislativas que acabam por moldar a indústria.
 
Este ano, algumas adições fantásticas ao programa da conferência incluirão entre entre muitos outros tópicos:
 
Planos do governo para os programas de renovação da frota e incentivos
Atualização sobre a legislação de emissões de diesel da Argentina e do Chile
Progresso na distribuição a granel do ARLA 32
As mais recentes tecnologias de pós-tratamento
Experiência na estrada com a PROCONVE P7
Expectativas relacionadas à próxima fase da legislação PROCONVE

Acesse o website para mais detalhes e confira aqui a programação preliminar do evento.


Arquivos relacionados:
envio.php

22º Congresso SAE Brasil 2013 e Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade

 O 22º Congresso SAE Brasil 2013, juntamente com a Exposição Internacional de Tecnologia da Mobilidade, será realizado de 7 a 9 de outubro, no Pavilhão Azul, do Expo Center Norte, em São Paulo, sob o tema "A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras".

 
Este tradicional Congresso conta com a participação anual de importantes montadoras e sistemistas do mercado mostrando as principais inovações do setor. Com tradicionalmente cerca de 12.000 visitantes, torna-se uma grande oportunidade para realização de networking e atualização profissional.
 
Além da Exposição Tecnológica, o evento é composto por 22 painéis, com apresentações e debates sobre tecnologia da mobilidade nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Educação, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves.
 
Em linha com seu perfil técnico-científico, o Congresso SAE BRASIL 2013 apresentará 148 de trabalhos técnicos (papers), desenvolvidos por engenheiros que atuam dentro das empresas e universidades, do Brasil e Exterior.
 
Realizado anualmente por voluntários, engenheiros associados à entidade que ocupam posições executivas em montadoras, autopeças, e consultorias e/ou professores de cursos de engenharia, o Congresso SAE BRASIL é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE INTERNATIONAL em Detroit (EUA).

Acesse o website e confira a programação completa do evento.

11º Simpósio SAE Brasil de Powertrain

Com o objetivo de difundir conhecimentos de elevado teor tecnológico no projeto e desenvolvimento do Powertrain, a 11ª edição do consolidado Simpósio SAE BRASIL de Powertrain repetirá, nos dias 12 e 13 de agosto de 2013, em Sorocaba - SP,  o sucesso das edições anteriores, oferecendo a engenheiros, pesquisadores e acadêmicos, a oportunidade ímpar de realizar networking e atualizar conhecimentos em dois auditórios simultâneos e na Exposição de Estandes.

A programação técnica novamente reunirá os subtemas Motores Ciclo Otto e Sistemas de Transmissões que serão abordados, cada um deles, em dois dias de intensas atividades técnicas que oferecerão os mais relevantes e atuais temas ligados à Eficiência Energética e as Novas Tecnologias dos Motores de Ciclo Otto e seus componentes, Transmissões em Sistemas Híbridos e Elétricos, a Evolução das Transmissões, Eficiência Energética em Transmissões e Design em Transmissões, proferidos por especialistas expoentes no conhecimento em Powertrain.


Mais informações no website do evento.

10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel

Participe do 10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores a Diesel, promovido pela Seção Paraná e Santa Catarina e cujo tema este ano é "Futuro com Tecnologia Diesel Limpo".
Conheça e debata as inovações da tecnologia Diesel, sua história e seu papel no futuro da sociedade através das apresentações e painéis com os temas "Economia e Mercado", "Combustíveis e Emissões", "Carro Diesel - Venda Esta Solução" e "Eficiência Energética".
Participe também do Jantar Comemorativo para festejar os 10 anos de sucesso do evento.

Acesse o website e confira a programação completa do evento.

V Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos

O V Simpósio Internacional de Lubrificantes, Aditivos e Fluidos tem como tema A Tecnologia dos Lubrificantes como Fator de Desenvolvimento e é uma grande oportunidade de desenvolvimento profissional e imersão nas novas tecnologias.


Com a participação de grandes nomes da indústria automotiva e a presença de órgãos governamentais e especialistas para debaterem as previsões do mercado de lubrificantes na América Latina e os principais tópicos deste encontro: Óleos Básicos, Aditivos, Lubrificantes e Fluidos, Transmissão e Tecnologia de Motores.

Mais informações no website do evento.

Meio ambiente urbano e uso da ciência na definição de políticas públicas

Como contribuição para a discussão sobre os temas do evento Rio +20, o Instituto Nacional de Análise Integrada de Risco Ambiental - INAIRA , entidade que congrega 32 entidades de pesquisa e governamentais da área, do Brasil e dos EUA, apresentou no dia 11 de junho os resultados de um conjunto de pesquisas que relacionam saúde humana e urbanidade e discutiu a possibilidade de implantação ou alteração das políticas públicas relativas a cada área. 
 
Os resultados dessas pesquisas indicam a necessidade de adoção de novos parâmetros para políticas, como a que estabelece os níveis máximos permitidos de poluentes emitidos por motores; composição dos combustíveis de veículos automotores; planejamento da expansão do transporte coletivo nas grandes cidades, entre outras. 
 
Os coordenadores principais das áreas dos projetos realizaram apresentações de cerca de 15 minutos e discutiram as estratégias para que as evidências científicas pautem as decisões governamentais.

Os seguintes tópicos foram abordados, cujos vídeos das apresentações podem ser vistos nos  respectivos links:
O evento,  aberto a todos os interessados e realizado no Anfiteatro da Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - Av. Dr. Arnaldo, 455, São Paulo, SP, foi uma iniciativa do Conselho de Integração da Pesquisa do Sistema FMUSP-HC, através de seu Escritório de Inovação.
 

Evento de Tecnologia - 25/06/2012

Foi realizado no dia 25 de junho de 2012, na sede da AFEEVAS, um interessante Encontro Técnico em que os associados e convidados presentes puderam compartilhar os conhecimentos do Dr. Timothy V. Johnson, membro de vários comitês do EPA, CARB e MECA relacionados às emissões veiculares Otto, diesel e retrofit, cuja expertise pode ser vista neste link, e que apresentou palestra disponível no link abaixo abordando os temas:


 
1.  Emerging Regulations
      a.  Light Duty
      b.  Heavy Duty
      c.   Non Road
      d.  CO2
 
2.  Engine Technologies Overview – Pollutants and CO2
       a.   Light Duty gasoline
       b.   Light Duty diesel
       c.    Heavy Duty
 
3.   Lean deNOx Technologies
       a.   SCR
       b.   HC-based approaches
 
4.   PM Control
 
5.   Diesel Oxidation Catalysts 
 
6.   Gasoline Emissions Control
       a.   Particulates
       b.   Three-Way Catalysts
 
7.   Retrofit program in US and California


Arquivos relacionados:
Timothy V. Johnson.pdf
Tim Johnson AFEEVAS June 2012.ppt

10º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain - Motores Ciclo Otto

Visando a integração entre temas e a disseminação de conhecimentos técnicos, a SAE BRASIL – SEÇÃO CAMPINAS realizará o 10º Simpósio de Powertrain que novamente abordará o tema Motores Ciclo Otto na programação técnica que acontecerá em Campinas nos dias 06 e 07 de agosto.

O evento tem por finalidade oferecer aos profissionais, pesquisadores e empresários, a oportunidade de atualização nas tecnologias aplicadas a Powertrain e Motores, por meio de apresentações técnicas proferidas por especialistas, expoentes do conhecimento nestes componentes.

Além disso, os participantes poderão conferir a Exposição paralela ao evento, ampliar seu network, e trocar experiências, informações e idéias com representantes de empresas especializadas e de instituições de ensino e pesquisa.

Mais informações no website do evento.

9º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia de Motores Diesel

Esta 9ª edição do já tradicional Fórum promovido pela SAE BRASIL em Curitiba desenvolverá de 28 a 29 de agosto o tema  A Eficiência do Powertrain Diesel para um Melhor Aproveitamento da Matriz Energética Brasileira.

O evento tem por objetivo apresentar e discutir tecnologias futuras e em desenvolvimento por fabricantes de motores, sistemistas e fornecedores de tecnologia que visam aumentar a eficiência do powertrain Diesel focando sua importância no futuro, dada sua alta eficiência, nível reduzido de emissões de poluentes e baixo consumo de combustível, para um melhor aproveitamento da matriz energética nacional, além de abordar e debater as políticas governamentais de fomento a veículos mais eficientes e de que forma a indústria pode contribuir com tecnologias que favoreçam o incremento da eficiência energética, atendendo às políticas governamentais proposta

Mais informações no website do evento.

SIMEA 2012 - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Este tradicional Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, promovido pela AEA em sua XX edição, acontecerá em 24 e 25 de setembro de 2012, tendo como tema a Contribuição da Engenharia Automotiva para para o Transporte e Trânsito mais Sustentáveis.

As novas tecnologias, inovação e integração dos modais, fatores que contribuem com a mobilidade sustentável, são temas a serem debatidos com grupo seleto de autoridades, profissionais e técnicos da engenharia automotiva. Vale lembrar ainda que os grandes eventos, como o SIMEA, podem e devem ser uma oportunidade de colocar em prática estas soluções integradas e deixar um legado para o futuro do País, como nas cidades-sede dos megaeventos esportivos de 2014 e de 2016.

Mais informações no website do evento.

V Simpósio de Combustíveis da AEA - Associação Brasileira de Engenharia Automotiva

Este tradicional Simpósio, em sua V edição que acontecerá em 20 de junho de 2012, tem como tema a Matriz Energética Automotiva - Desafios até 2010 e abordará os desafios de abastecimento dos combustíveis e biocombustíveis na matriz energética automotiva até 2020, bem como a experiência acumulada com a introdução do diesel baixo teor de enxofre e a introdução de injeção direta no ciclo Otto.

Mais informações no website do evento.

Conferência de Emissões Diesel & Fórum ARLA 32 - 2012

A Conferência de Emissões de Diesel & Fórum ARLA 32 é um dos principais eventos brasileiros para adquirir conhecimentos e estabelecer uma rede de contatos na área de emissões diesel e ARLA 32. A edição 2012 acontecerá de 26 a 28 de junho de 2012 e terá como foco o atendimento às legislações PROCONVE P7-Euro 5, MAR 1 (off-highway) e futuras , bem como o desenvolvimento da infraestrutura de produção/importação e distribuição de ARLA 32. Durante estes três dias, palestrantes especialistas da indústria e da área governamental conduzirão os participantes a uma enriquecedora discussão sobre legislação e controle da emissão de veículos diesel "On-Road" e "Non-Road", respectivos desenvolvimentos tecnológicos, o esperado crescimento da demanda destes veículos e do ARLA 32 no mercado brasileiro, suas oportunidades e desafios a serem vencidos.

A edição 2011 da Conferência de Emissões de Diesel & Fórum ARLA 32, já em seu primeiro ano, atraiu mais de 300 participantes e continuará a crescer como uma das mais importantes plataformas no Brasil para aquisição de conhecimentos e networking, a todos aqueles que querem aproveitar ao máximo o enorme potencial oferecido pela crescente demanda de especialistas e tecnologia de emissões diesel no Brasil.

Mais informações no website do evento.

Brazil 2012 Post-Conference Report

Diesel Emissions Conference & ARLA 32 Forum Brazil 2012

The Diesel Emissions Conference and ARLA 32 Forum in Brazil is the only meeting place for focussed discussion on meeting Euro V and beyond, future rules for off-highway applications, and the development of an ARLA 32 infrastructure in Brazil. It is where expert industry speakers offer key insight into how the market will grow, where the opportunities will be and what challenges need to be overcome.

The conference and forum attracted over 300 attendees in its first year and will continue to grow as Brazil's most important networking and learning platform, for all those looking to make the most of the huge potential offered by the growing demand for diesel emissions technology and expertise in Brazil.

See more in this link.

Seminário de Emissões 2012 - Futuro do Controle das Emissões no Brasil

Neste ano o tradicional Seminário de Emissões promovido pela AEA tem como tema o Futuro do Controle das Emissões no Brasil com o objetivo de mostrar para o profissional do setor automotivo as futuras metas do PROCONVE/PROMOT, abordando tecnologias de controle e medição de emissões para veículos leves, pesados e duas rodas, bem como a importância da emissão do CO2 e o futuro do combustível para estas novas etapas do PROCONVE/PROMOT.

O evento abrirá discussões sobre novas propostas de legislações de emissões no País, de modo a preparar as empresas para os novos desafios que terão pela frente, tanto no desenvolvimento de seus produtos quanto na aquisição de novas tecnologias para medição e controle das emissões.

Mais informações no website do evento.

Impacto em Saúde - Um Ano de Inspeção de Veículos Diesel no Município de São Paulo - 18/05/2011

A pesquisa Impacto em Saúde – Um Ano de Inspeção de Veículos Diesel no Município de São Paulo concluiu que a fiscalização realizada em 2010 nos veículos movidos a diesel causou uma redução de 7% na quantidade de material particulado no ar, equivalente a retirada de circulação de quase 20 mil caminhões, conforme detalhado na página Notícias.

O prefeito Gilberto Kassab, acompanhado dos secretários municipais de Verde e do Meio Ambiente, Eduardo Jorge, dos Transportes, Marcelo Branco e da Saúde, Januário Montone, comemorou em 18/05/2011 o aumento na qualidade de vida da população, acompanhando o lançamento dos resultados da pesquisa acima apresentados pelo Dr. Paulo Hilário Nascimento Saldiva e o engenheiro Gabriel Murgel Branco.

O arquivo com as apresentações pode ser baixado através do link abaixo. 

Arquivos relacionados:
AFEEVAS - Inspeção Veícular.pdf

Evento de Tecnologia 04/04/2011

Foi realizado no dia 04 de abril de 2011, na sede da AFEEVAS, um concorrido Evento de Tecnologia em que os temas abaixo foram apresentados por especialistas e melhor esclarecidos aos associados e convidados presentes.

Os arquivos das palestras podem ser baixados através dos respectivos links: 

  • EPA '10 & EU VI - Experience & Approach. Mr. Uwe Zink
  • Worldwide Experience with AdBlue/ARLA32. Mr. Daniel Hubner
  • MD/HD CO2 Reduction by Hybridization & WHR. Mr. Uwe Zink


Arquivos relacionados:
AFEEVAS-EPA_2010___EU_VI_Experience___Approach-04-2011.ppt
AFEEVAS-Worldwide_Experience_with_AdBlue__ARLA32_-04-04-2011.pptx
AFEEVAS-MD___HD_CO2_Reduction_by_Hybridization___WHR-04-04-2011.ppt

PARCEIROS

Telefone: +55 (11) 3729-8755 / Fax: +55 (11) 3729-8752

Alameda Rio Negro, nº 1030, Escritório 206 - Condomínio Stadium - Alphaville Centro Industrial e empresarial / Alphaville - Barueri - 06454-000 - SP - Brasil